Dicas

Como vestir um recém-nascido? 4 dicas essenciais!

Publicado em 18.06.2024 |
Visualizações
13 visualizações

Alguns pensam nisso desde cedo e outros o fazem apenas quando a oportunidade real surge, mas, “como vestir um recém-nascido” é uma dúvida comum de todos os pais.

Sendo uma pergunta que faz todo sentido porque nos primeiros dias de vida, os bebês têm limitação na capacidade de regular a temperatura corporal, exigindo ajuda dos adultos.

Por isso, o uso correto das roupas é importante, ao passo que é ideal vestir eles com, ao menos, uma camada, já que estão aprendendo essa autorregulação da temperatura interna.

1 - Como vestir um recém-nascido conforme o clima?

segurando bebe recem nascido no colo

Na internet, existem vários infográficos com as imagens das “roupas certas” para os bebês usarem a partir de cada temperatura. Entretanto, é preciso cuidado com essas informações.

Ainda que existam as recomendações gerais, é sempre importante validar a realidade da família, indo do clima local até os interesses e preferências pelos tecidos mais adequados.

A ideia deste tópico é dar sugestões do que vestir no bebê em dias mais frios ou mais quentes, garantindo a tendência comfy dos pequenos.

E até o fim do texto, você também vai descobrir como identificar se ele está com frio ou calor, além do vestuário mais indicado para a hora de dormir. Acompanhe!

Vestir o bebê no calor

Para climas quentes, a dica número 1 sobre como vestir um recém-nascido é entender um pouco mais sobre os tipos de tecidos usados na fabricação de roupas infantis.

A escolha certa é aquela que passa por materiais macios, leves e respiráveis.

Essa é uma ótima solução para garantir que a roupa não cause ainda mais calor, mantendo os bebês confortáveis e, ao mesmo tempo, protegidos do sol e calor.

Na lista de opções de roupas infantis para verão, por exemplo, considere:

Aliás, uma dica bem legal aqui é tomar precauções durante os passeios, evitando a luz solar direta por muito tempo. Sobre a exposição solar, sempre siga as orientações médicas.

Vestir o bebê no frio

Para quem mora em regiões frias ou durante estações com temperaturas amenas, a recomendação é optar por produtos com possibilidade de controlar a temperatura do corpo.

Ou seja, o conforto deve estar em produtos que permitam a flexibilidade ao movimentarem os braços, pernas e todo o corpo, mas também que aqueçam do frio.

Outro ponto é analisar a temperatura do ambiente, de modo que o clima fora de casa pode ser mais quente do que dentro de casa ou o inverso.

A partir dessas roupas para bebês, pense na estratégia das camadas. Assim, a peça-base tem que ser a mais confortável para a pele e as outras que protejam do clima gelado.

Outro ponto interessante de ser avaliado é que, devido às camadas, há uma possibilidade maior de usar roupas de materiais sintéticos, já que não estarão em contato direto com a pele e, portanto, não há riscos de irritar a pele.

2 - Como identificar se o bebê está com frio ou calor?

mae com seu bebe recem nascido no colo

Outra dica essencial tem a ver com os sinais para reconhecer se o recém-nascido está com frio ou calor. Também é dúvida comum nos primeiros dias, semanas e meses de vida.

O motivo desse cuidado é que muitos pais pecam no excesso, exagerando na quantidade de roupas durante as épocas mais frias ou por pensarem que os bebês precisam disso.

Na verdade, é preciso avaliar de perto a temperatura do corpo do bebê, por exemplo, sentindo as extremidades dele, como as mãos e os pés.

Outro detalhe que ajuda muito é verificar se costas e barrigas estão quentes ou frias demais. Além disso, se os bebês estiverem irritados, pode ser mais um sinal de frio ou calor.

Então, sempre que realizar a troca de roupas dos recém-nascidos, seja após o banho ou ao acrescentar uma camada, deve-se aguardar alguns minutos e verificar esses pontos.

3 - É preciso mudar a roupa do bebê ao longo do dia?

aprendendo como vestir um recem nascido

Sim! A explicação sobre o aprendizado da regulação da temperatura do corpo também se encaixa aqui, sendo que os bebês vão fazer muito esforço para alcançar o melhor resultado.

Então, é natural que o corpo esquente e esfrie várias vezes durante o dia. Esse movimento exige a troca de roupas como medida de higiene e prevenção da irritação da pele.

Por isso, sempre que for sair com bebês, é recomendado levar uma bolsa com produtos que poderão ser usados para trocas, quando necessárias.

Inclusive, na bolsa-maternidade, é recomendado aqueles kits maternidade com calças e bodies de manga comprida, além da manta de algodão.

Durante a troca de estações, é comum ter dúvida do que levar na bolsa dos bebês ou o que manter no guarda-roupa. A verdade é que existem as roupas intercambiáveis, conhece?

Neste caso, são produtos conhecidos que assumem esse papel da praticidade, podendo ser adicionados ou removidos com facilidade, adaptando facilmente os bebês ao clima.

4 - Qual roupa ideal para o bebê dormir?

bebe no berco

E na hora do sono, como vestir os recém-nascidos? Será que tem pijamas apropriados? É preciso usar cobertores? O que fazer para ter certeza que estão confortáveis?

A primeira informação importante é se lembrar de que nunca se deve colocar gorros e outros objetos no berço que possam causar sufocamentos.

Na sequência, estude a temperatura do ambiente que eles vão dormir. Sendo que pijamas curtos, bodys de manga longa e meias são roupas bem-vindas nesse momento.

Onde comprar roupas premium para bebês?

A compra de roupas premium para bebês vai ao encontro do estilo comfy, que preza por looks estilosos e confortáveis, por meio de tecidos leves e de altíssima qualidade.

A versatilidade é outra característica importante, possibilitando composições que permitem muita sofisticação em todos os momentos, da saída-maternidade aos eventos mais sociais.

Sabendo disso, a Charpey é a sua marca premium para vestir recém-nascidos com estilo. Na loja virtual, confira todas as coleções e saiba mais.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.